AS FESTAS DO SENHOR

10:29 / Postado por apóstoloivan /

Textos: Lv. 23:1-44/Ex. 23:14-17.
 A PRIMEIRA COISA QUE DEVEMOS ENTENDER É QUE AS FESTAS SÃO “DO SENHOR”, NÃO NOSSAS OU DOS JUDEUS. LER: Lv. 23:2,4,44.
 AS FESTAS VÃO ALÉM DA TRADIÇÃO HUMANA OU CULTURA DE UM POVO. ESTAS FESTAS SÃO MANDAMENTO DO ETERNO. É A HISTÓRIA DO AMOR DE D-US. É A MARCA DO ETERNO DEIXADA NA CULTURA DE UM POVO. POVO ESTE QUE FOI ESCOLHIDO PARA SER PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE HASHEM (“O Nome”. O terceiro mandamento, Ex. 20:7, diz para não pronunciar o Nome do Eterno em vão, por esse motivo se evita pronunciá-Lo, substituindo-O por “HaShem”, “Eterno”, “Senhor”), E TENDO O PROPÓSITO DE TESTEMUNHAR DAS OBRAS E DO NOME DO SEU D-US (em respeito ao Nome do Senhor, usa-se a palavra “D´us” ou “D-us” no lugar de Deus, palavra esta derivada do nome “Zeus”, deus grego, considerado pai de todos os deuses)
 A SEGUNDA É A REVELAÇÃO QUE AS FESTAS TRAZEM DO PLANO DE SALVAÇÃO DE D-US, QUE VAI DESDE A LIBERTAÇÃO DO DOMÍNIO DAS TREVAS ATÉ O DESCANSO ETERNO COM A PRESENÇA DE HASHEM, OU SEJA, DA SAÍDA DO EGITO ATÉ A TERRA DA PROMESSA, CANAÃ. NOVA TERRA SOB O GOVERNO DO MASHIAH YESHUAH.
 EM TERCEIRO LUGAR, DEVEMOS ENTENDER OS ASPECTOS DESSAS FESTAS, QUE SÃO TRÊS: HISTÓRICO (PASSADO); PROFÉTICO (FUTURO) E PESSOAL.
VAMOS COMEÇAR ESTUDANDO OS ASPECTOS DAS FESTAS E, DEPOIS, ESTUDAREMOS AS FESTAS NAS SUAS PARTICULARIDADES.
SÃO DESIGNADAS TRÊS FESTAS PRINCIPAIS: PESSACH (PÁSCOA); SHAVOUT (PENTECOSTES) E SUCOT (TABERNÁCULOS).
PESSACH E SUCOT, SÃO ACOMPANHADAS POR:
• PESSACH; MATZOT (PÃES ASMOS) E BUKURIM (PRIMÍCIAS);
• SUCOT; YOM TERUÁ (SHOPHAROT-TROMBETAS), TAMBÉM CHAMADA DE ROSH HASHANÁ E YOM KIPPUR (DIA DA EXPIAÇÃO OU DIA DO PERDÃO).
AS SETE FESTAS SÃO COMO UM CALENDÁRIO COBRINDO 3.500 ANOS DE HISTÓRIA ESPIRITUAL – DE MOISÉS ATÉ A SEGUNDA VINDA DE YESHUA. ELAS NOS MOSTRAM:
• COMO D-US LIDOU COM O SEU POVO NO PASSADO;
• O QUE ELE QUER QUE ELES FAÇAM NO PRESENTE;
• COMO ELE TRABALHARÁ NO FUTURO.
ELAS SÃO UM CRONOGRAMA PREPARADO POR D-US, MOSTRANDO O QUE ELE ESTÁ FAZENDO COM O SEU POVO E COM A HUMANIDADE.
NO ASPECTO HISTÓRICO-PASSADO. AS FESTAS SÃO CELEBRADAS EM MEMÓRIA DE ALGO QUE O ETERNO JÁ FEZ. MEMÓRIAS DOS SEUS FEITOS MILAGROSOS, QUE SÃO IMPORTANTES E DEVEM SER RESPEITADOS, E NÃO DESTRUIDOS, O QUE JÁ TEMOS OBSERVADO NA HISTÓRIA DA CRISTANDADE.
• PESSACH, PARA O JUDEU, É A CELEBRAÇÃO HISTÓRICA DO DIA EM QUE ISRAEL SAIU DO EGITO COMO POVO LIVRE, SEGUIDA DE MATZOT, QUE LEMBRA O PÃO QUE NÃO FERMENTOU E AS ERVAS AMARGAS COMIDA NAQUELA NOITE DE LIBERTAÇÃO. PARA O CRISTÃO, É A CELEBRAÇÃO DO SACRIFICIO DO CORDEIRO DE D´US, YESHUA-JESUS, SEGUIDA DA OFERTA SEM MANCHA, SANTIFICADA, E DAS PRIMÍCIAS, YESHUA, NOSSA PRIMÍCIA.
• SHAVOUT,PARA O JUDEU É A COMEMORAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS DO SINAI, QUANDO D-US OUTORGOU A SUA TORAH A MOISÉS (Ex. 19:16). JÁ PARA O CRISTÃO, É A CELEBRAÇÃO DO DIA EM QUE OS PRIMEIROS DISCÍPULOS RECEBERAM O DOM DO ESPÍRITO SANTO, NO DIA DE PENTECOSTE (Atos 2).
• SUCOT, É A FESTA EM QUE OS JUDEUS CELEBRAM OS ANOS EM QUE VIVERAM EM TENDAS, SOB A TOTAL DEPENDÊNCIA DO ETERNO, NO DESERTO. É TAMBÉM UM TEMPO DE ESPECTATIVA PARA A VINDA DO MASHIACH. OS CRISTÃOS QUE CELEBRAM ESTA GRANDE FESTA, ALÉM DE CUMPRIREM UM MANDAMENTO, CELEBRAM O DIA EM VIVEREMOS TODOS NA PRESENÇA DO SENHOR, GOVERNADOS PELO MASHIACH YESHUA.
NO ASPECTO PROFÉTICO-FUTURO. AS FESTAS APONTAM PARA ALGO QUE O ETERNO FARIA.
• PESSACH, CUMPRIDA EM YESHUA, QUE É O CORDEIRO DE D-US OFERECIDO POR NOSSOS PECADOS. SEGUIDA DA SUA RESSURREIÇÃO NA FESTA DAS PRIMÍCIAS.
• SHAVOUT, CUMPRIDA NO PENTECOSTES EM ATOS 2, QUANDO SE CUMPRI A PROFECIA DE JOEL 2:28, E O ESPÍRITO SANTO, NOSSO ENSINADOR, VEM HABITAR EM NÓS, TRAZENDO A LEI DE D-US PARA OS NOSSOS CORAÇÕES. JÁ NÃO É MAIS UMA LEI GRAVADA EM PEDRAS, MAS GRAVADA EM NOSSOS CORAÇÕES, Jer. 31:33.
• SUCOT, ASSIM COMO AS FESTAS DE TROMBETAS E YOM KIPUR, QUE AINDA NÃO FORAM CUMPRIDAS, SUCOT ESTÁ POR CUMPRIR-SE. É O GRANDE DIA QUE A TERRA EXPERIMENTARÁ A PLENITUDE DA PRESENÇA DE D-US. O ETERNO SERÁ TUDO EM TODOS QUANDO YESHUA HÁ MASHIACH ENTREGARÁ TODAS AS COISAS AO PAI E SE SUBMENTERÁ AO SEU ETERNO DOMÍNIO.
NO ASPECTO PESSOAL, NOS LEVA À COMPREENÇÃO QUE O SIGNIFICADO DESTAS FESTAS DEVE SER CUMPRIDO EM NOSSAS VIDAS. COMO POR EXEMPLO: YESHUA DEVE SER RECEBIDO COMO CORDEIRO PASCOAL, PARA NOSSA LIBERTAÇÃO DO PECADO E DO INFERNO, (1Co. 5:7). TODOS NÓS DEVEMOS SER BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO E EXPERIMENTAR NOSSO PRÓPRIO PENTECOSTES, (At. 1:4).

0 comentários:

Postar um comentário